Hipertexto

terça-feira, 5 de outubro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSIVEIS MUDANÇAS EDUCACIONAIS

Considerando o estudo realizado sobre os desafios da linguagem no século XXI, me fez refletir que há uma grande necessidade de quebrar o paradigma de que professor é quem sabe e que ensina e o computador serve apenas como recurso auxiliar na digitação das atividades. é preciso entender que o mundo muda a cada instante e que as crianças têm mais informações do que se imagina, que as tecnologias contribuem significativamente no desenvolvimento da aprendizagem sendo intencional ou não, pois a escola mesmo tendo laboratório de informática se o professor não se dispor a mudar, a desenvolver sua capacidade de pensar e aprender, o projeto curricular tende a não sair do papel. Considerando ainda o número de professores inscritos no curso das TICs e a participação, pode se dizer que ainda não se deram conta de como o uso de computador e Internet nas atividades curriculares é de suma importancia para orientação de sala de aula para não fazerem as mesmas coisas de antes e quem teima em continuar não obtém resultado satisfatório. A mudança na atuação docente vai acontecendo paulatinamente, pois ainda existe o fator econômico que ipossibilita ter computador e Internet e não dispoem de conhecimento para utilização do celular que também é um recurso que ainda não é usado para o ensino. o que para o aluno é diferente sabem utilizar, portanto a aprendizagem dele já mudou e continua mudando pertecem a comunidades virtuais e interativas, Orkut, Twitter e outros fazendo da escola um lugar sem atrativos do conhecimento pois o mundo delas tem movimento é como o jogo eletronico e elas aprendem. O que vai requerer maior atenção por parte dos reponsáveis pelas tecnologias na escola em motivar, divulgar, incentivar aqueles que se propoem e mudar, pois segundo Pedro Demo "é melhor dar menas aula e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva-aprenda. Aí entra a questão da linguagem de mídia: a língua hoje não é dos gramáticos é de quem usa a Internet". É por isso mesmo que não se pode medir esforços para aprender lidar com as tecnologias para usufruir o que elas proporcioneam tanto para o aluno quanto para o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário