Hipertexto

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao currículo

São vários os conceitos de currículos. O Currículo escolar abrange todas as experiências escolares, é uma sequência de experiências possíveis, é também um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a prática e é definido pelo conjunto de saberes produzidos na escola, ou seja, elementos culturais tais como conhecimento, valores, costumes, crenças e hábitos.
O que faltava era a articulação entre currículo e a tecnologia. Segundo Maria Elizabeth Bianconcine de Almeida e Maria Elisabette Brito Prado – Hoje emergem estudos que interagem dois dos mais importantes temas do panorama educativo atual: tecnologias e currículo.
As contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo são: articulação entre distintas mídias e a sinergia de integrá-las à atividade, explorar as características da tecnologia digital de busca, seleção, articulação e produção de novas informações, comunicação multidirecional, representação e produção colaborativa de conhecimento e relações interpessoais.
No âmbito do currículo os projetos devem ser desenvolvidos com a mediação do professor para que o aluno encontre sentido naquilo que está aprendendo a partir de criatividade, os diferentes tipos de conhecimento: procedimentos e estratégias de resolução de problemas; conceitos disciplinares e estratégias; conceito sobre aprender. Sendo observados os três aspectos fundamentais: as possibilidades de desenvolvimento dos alunos; as dinâmicas sociais do contexto em que atuam e as possibilidades da mediação pedagógica.
Uma das experiências vivida foi com o projeto Bullying, devido estar em evidencia no momento a mídia e as tecnologias foi fundamental para a execução, pois foi trabalhado com hipertexto, hiperlink, hiperling, vídeos, data show, DVD, câmara digital. O importante foi saber unir a prática à teoria e às tecnologias.

Adelita Rosa Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário